quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Prova dos Dez

Num texto anterior elenquei algumas vinhetas que demonstram de que forma o investimento sistemático no bom relacionamento com a imprensa ajuda concretamente uma empresa e suas marcas a aprimorar sua imagem junto à opinião pública, inclusive aos olhos de instituições financeiras, fornecedores, acionistas e todos os demais stakeholders.

Mas vamos a um pequeno teste para avaliar se o investimento no relacionamento com a mídia efetivamente agrega valor a empresas e marcas. Responda:

1.   Onde você prefere trabalhar: em uma empresa mencionada regularmente e de forma positiva em jornais e revistas, ou em uma companhia pouco conhecida?

2.   De que tipo de empresa você compraria ações: de uma cujas realizações e produtos são divulgados com alguma freqüência pela imprensa, ou de outra, com a qual isso não acontece?

3.   Qual produto você prefere adquirir: o de marca conhecida e respeitada, ou seu concorrente pouco divulgado?

4.   Sendo você um político que deseja atrair investimentos para sua região, prefere que ali se instale uma empresa conhecida, proprietária de marcas famosas, ou outra, que poucos conhecem?

5.   Se você é um legislador ou governante, sente-se mais seguro negociando com uma empresa de perfil aberto e que mantém bom relacionamento com a imprensa, ou com uma firma que não possui essas características?

6.   Qual destas empresas terá melhor diálogo com o presidente da Comissão de Valores Mobiliários e com as autoridades do mercado financeiro: a companhia transparente, que com freqüência fala à mídia sobre seu despenho e demonstra ter boa governança corporativa, ou a que se oculta?

7.   Que tipo de empresa merecerá mais boa vontade da comunidade em que opera: a que participa ativamente da vida do local, divulgando pela mídia essas e suas demais realizações, ou outra, pouco participativa e pouco conhecida?

8.   A seus olhos, qual empresa terá melhor reputação e imagem: a que, quando é vitima de uma crise institucional, toma a iniciativa de ir à imprensa para dar explicações e informações, ou uma companhia que, acuada por essa espécie de problema, se recusa a falar com os jornalistas e, quando mencionada nos jornais, é sempre como “procurada, a empresa não quis pronunciar-se”?

9.   Se você fosse ecologista, para com que tipo de empresa teria disposição mais favorável: aquela que toma todas as providências conservacionistas necessárias e divulga esse fato pela mídia, ou uma companhia cuja atuação no campo ambiental é no mínimo desconhecida?

10. Qual o perfil de empresa que tem maior probabilidade de ser vítima de uma greve: a que se relaciona regularmente e negocia de forma profícua com as lideranças sindicais, divulgando pela imprensa suas posturas e posições, ou a companhia fechada à opinião publica, que só se aproxima dos sindicatos de trabalhadores nas épocas de dissídio e nunca dá esclarecimentos aos jornalistas sobre suas propostas?

Alguma dúvida?


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